Comprou um MacBook no exterior? Verificou o padrão do teclado antes?

terça-feira, 30 de agosto de 2011
Aconteceu comigo. Em uma viagem na América do Sul encontrei um MacBook Air a um preço bem mais acessível do que no Brasil e não tive dúvidas, comprei.
Ao chegar no Hotel, tratei de ligá-lo e realizar as primeiras configurações e eis que me deparo com o teclado, coisa que nem havia me lembrando de verificar. O teclado do meu MacBook é padrão espanhol, que tem um ponto positivo, vem com a tecla "ç", e as teclas a mais que provavelmente nunca irei utilizar, como o "¿" e o "¡" e o mais inútil de todos no português, a tecla "ñ". Bom, depois disso fiquei preocupado como configurar a acentuação.
No teclado padrão espanhol existem todos os acentos que utilizamos no português, exceto um, que na verdade fica um pouco oculto.
Para acentuar o ~ (til, ex. ã, õ, etc.) não se apavore, tecle "alt" e depois a tecla "ñ" e tudo está resolvido.
Lembrando que o padrão de teclado espanhol é o Espanhol ISO.

Primeiro:
Certifique que o teclado espanhol é o mesmo da figura abaixo:




Segundo:
Confirme se o teclado está configurado com o padrão Espanhol-ISO. Para isso vá em Preferências do Sistema, Hardware, Teclado e depois em Leiautes de Teclado. Haverá uma lista de teclados disponíveis, procure até encontrar o Espanhol-ISO.




Terceiro:
Teste a acentuação em til para verificarmos se tudo está certo, conforme o esquema abaixo.





38 comentários:

  1. Valeu pela dica cara.
    Sou Brasileiro e estou na Colombia.
    O MACBOOK AIR aqui esta custando R$1899 e estava com receio de comprar por causa do teclado. Mas com a sua dica acho que vou fazer negocio.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Vai fundo Paulo, e aproveite para ver algo em San Andresito. se estiver em Bogotá, tem muita coisa barata e boa por lá!

    Se for comprar em lojas do tipo Falabella, aproveite para pechinchar um pouco também.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. E a questão das maiusculas? Eu tenho um note com teclado Francês, que não tem todos os acentos do português e ainda tem esse problema, não consigo fazer o "é" maiusculo ("é" é uma tecla como o "ñ"). E o ç também não tem como fazer maiuscula... Uma amigo meu esta indo pra Espanha e estou vendo para ele trazer um note pra mim, mas ai pensei nesse negocio do teclado. Vim pesquisar sobre os acentos e cai nesse post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja experimentou pressionar a tecla e segurar ate aparecer uma janelinha? Ai é soh clicar no numero que aparece encima do caracter que vc quer e pronto. O problema eh que leva uns dois segundos pra aparecer essa janelinha, o que atraza a digitacao...

      Excluir
  4. Pollyana, meu MacBook Air foi comprado no Chile, portanto com o teclado em espanhol. Não tive problema algum com ele. Já com o francês deve ser um pouco complicado, mas não impossível, pesquise sobre re-mapear o teclado que com certeza conseguirá algo, especialmente no Mac OS.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de comprar um Macbook em Bogotá, fiquei com receio quando vi, mas olhando o teclado percebi que tinha todos os acentos, eu achava que tinha, quando chego em casa, "onde está o til?". E graças a sua informação aprendi como acentuar o til. Obrigado pela dica, e vale muito a pena comprar mesmo com teclado em espanhol, acostuma-se muito rápido e o preço é muito em conta.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de comprar um Mac pro em new york, e segundo os seus comentários, devo comprar preferencialmente em espanhol. No site da apple é oferecido um modelo chamado Western Spanish. É este o mais indicado para brasileiros que são acostumados com Windows e ABNT!?

    ResponderExcluir
  7. Isso vai de gosto de cada um, na minha opnião. Quando comprei o meu, na verdade nem prestei atenção no layout do teclado. Eu prefiro o teclado americano mesmo, por que o espanhol tem algumas teclas que nunca iremos utilizar.

    ResponderExcluir
  8. Michel, acabei de comprar meu macbook air aqui nos estados unidos. Por favor, como faço para conseguir acentuar em português? Obrigada, Fernanda

    ResponderExcluir
  9. Utilize o tutorial deste link, ensina passo-a-passo: http://desmontacia.wordpress.com/2010/10/05/saiba-como-configurar-o-teclado-do-seu-macbook-para-funcionarem-os-acentos-no-mac-os-x-instalando-o-layout-de-teclado-us-international/.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Olá , parabéns pelo post !! Fiquei uma semana batendo cabeça procurando o ~ e seu texto ajudou a encontrá-lo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Meu, você não sabe o tanto que me ajudou! Tenho um blog e não conseguia colocar acentos nas postagens com o computador novo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Michel onde comprou o seu Mac no Chile??

    ResponderExcluir
  13. Janderson, comprei na Falabella mesmo. Pode pechinchar que eles dão desconto no pagamento a vista (1 cuota).

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Cara demais a sua dica! Salvou meu emprego! hehehehe

    ResponderExcluir
  15. Que bom poder ter ajudado de alguma forma.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Ol'a, acabei de comprar um MacBook Air usado, mas padrao americano, tentei usar aquele link que passou (http://desmontacia.wordpress.com/2010/10/05/saiba-como-configurar-o-teclado-do-seu-macbook-para-funcionarem-os-acentos-no-mac-os-x-instalando-o-layout-de-teclado-us-international/.), mas acredito que foi tirado do ar , teria outro para indicar ?

    Abracos

    ResponderExcluir
  17. Cleiton, você pode usar o mesmo tutorial que o meu, mas ao invés de escolher Espanhol ISO, escolha United States International. Funcionará perfeitamente, lembrando que '+c=ç, '+e=é e assim por diante.

    Abraço.

    PS: Abri o link e funcionou comigo.

    ResponderExcluir
  18. Michel voce sabe como posso fazer para funcionar o Interrogação. Já configurei como voce disse acima, teria como me ajudar.

    abraços

    ResponderExcluir
  19. Cara, Sou Peruano radicando 14 anos no Brasil... Estou com uma Mac Pro teclado espanhol no Peru , fique horas buscando a til !!! Sua dica e show muito bem explicado e simple

    Pela Foto esse ponte e Miraflores no Peru certo ... Obrigado!

    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Michel, por favor. Moro na França e vou comprar um MacBook pela internet. Eu posso escolher o modelo de teclado que eu prefiro. Dentre as opções tem: US, Francês, Espanhol e Russo. Qual destes é mais parecido com o nosso padrão brasileiro? Com qual desses eu terei menos dificuldades?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Oi Michel! Beleza?

    Viajo agora em Setembro/2013 para os EUA e quero comprar um MacBook Air. A duvida é se conseguirei mudar o idioma do sistema operacional OS para Português ou se e terá q ficar em inglês mesmo.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo de 22/08, o mais parecido com o português brasileiro é o espanhol por que contém a cedilha. Eu francamente prefiro o americano, pois apesar do espanhol conter a cedilha tem teclas que não utilizamos como a interrogação invertida e o til no n (ñ).

    Abraço.

    ResponderExcluir
  23. Júnior, você pode mudar o idioma sem problemas... O meu comprei no Chile e mudei para o português sem problemas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  24. Obrigada, Michel! Estava quebrando a cabeça tentando configurar o meu MacBook Air comprado no Uruguai. :)

    ResponderExcluir
  25. comprei um macbook air agora no Chile e também estava batendo cabeça para conseguir organizar o teclado. Estava indo na idéia de ABNT2 e nao da certo. Configurei ele de volta para o teclado espanhol e estou seguindo as dicas do amigo com o til. Mas como faço para botar o símbolo parágrafo jurídico?

    ResponderExcluir
  26. Michel, Irei comprar o meu mac air em orlando, flórida, e gostaria de saber se mesmo ao comprar com o teclado americano conseguiria digitar o cedilha se necessário.

    ResponderExcluir
  27. A minha dúvida é a mesma do Anonimo. Vou comprar um MacBook Pro na França pelo site da Apple.fr mas as opções de teclado, no ato da compra, são bem maiores que US, Francês, Espanhol e Russo. Tem tb Francês canadense, Inglês Britânico e Inglês internacional. Qual a diferença entre os teclados desses 3 tipos de inglês? E no teclado inglês como fazemos o "til"? Eu lembro que cedilha é virgula + "c", não é?

    ResponderExcluir
  28. Muito obrigado pelos esclarecimentos. Me ajudou bastante na hora da compra.

    Mais algumas dúvidas:
    No Espanhol ISO, há como substituir logo o ñ por ~, tendo em vista que nunca utilizarei o ñ?
    Há alguma tecla que substitua o DELETE, já que esta não existe?

    ResponderExcluir
  29. Nossa !! Realmente o teclado dos macbook vendidos em Portugal, tem mesmo a tecla "Ç". O BRAZIL, é mesmo o anão comercial. Falta de respeito da apple, vender seus produtos (MAC), nas lojas brasileiras, c/ layout do país de origem (EUA). Eu uso o padrão "EUA Internacional -PC", no meu MacBook Pro Retina, fica mais fácil digitar o "ç", apenas c/ as teclas "option" + "c".

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. E usar adesivos de teclado padrão ABNT, mudando a configuração do software, é possível?

    ResponderExcluir
  32. Segui sua orientaçao, mas continuo sem o til. Quando pressiono o alto e depois o n com til, aparece reticência.

    ResponderExcluir
  33. Super, hiper, mega obrigada! Comprei o meu no Chile e fazendo um trabalho da faculdade sem o ~ ... Tava surtando!!! Valew msn!!! :)

    ResponderExcluir
  34. Oi boa noite ... Sabes me dizer se o MacBook vendido em Portugal pega no Brasil? Ipad Tb?

    ResponderExcluir
  35. Comprei um macbook no chile e vc me ajudou muito com essa postagem. Realmente é tranquilo de acostumar com o teclado espanhol iso, recomento a todos. Agredeço a ajuda. Abraço.

    ResponderExcluir
  36. Olá,
    Se eu comprar um mac na Colômbia e, no Brasil, precisar acionar a garantia do produto, terei problemas? Digo, a diferença entre os teclados dispensa a Apple de me oferecer garantia no Brasil?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  37. Humberto

    Pessoal,
    Cada tecla do teclado tem um caractere especial associado à tecla OPÇÃO. Uma dica simples é segurar a tecla OPÇÃO e apertar uma a uma cada tecla. Dessa forma vocês vêem onde estão "escondidos" os caracteres. Dá pra descobrir muita coisa útil. ; )

    ResponderExcluir